Dizer “NÃO” contribui para uma saúde emocional e espiritual.
Por que é tão importante aprender a dizer essa palavra sem medos? Por que estará estabelecendo limites saudáveis e necessários, afinal protege seu tempo e energia para que priorize suas necessidades e seus valores.
Tornar o “Não” como hábito evita sobrecargas, ressentimentos, culpas e mal estares trazendo um equilíbrio e auto cuidado.
Abaixo descrevo 10 formas de colocar em prática de como pode-se aprender a dizer “não”, lembrando que fazendo isso você fortalece sua autoconfiança e ainda construirá relacionamentos sinceros e autênticos.
Verifique suas prioridades:
Veja sempre o que é mais importante a você. Isso ajudará a justificar a decisão de dizer "não".
Seja assertivo:
Treine como você vai expressar seu "não". Use frases diretas e respeitosas, como por exemplo: "Agradeço pelo convite, mas não posso participar."
Vá aos poucos:
Faça o treino de dizer "não" em situações do dia a dia menos desafiadoras. Alimentando constantemente a sua confiança para situações mais difíceis e complexas.
Sugira uma alternativa:
Se necessitar, sugira uma outra opção e alternativa. Por exemplo, "Não posso ajudar nessa situação agora, mas posso indicar alguém que pode."
O tempo ao seu favor use e abuse:
Se sentir pressionado ou encurralado, peça um tempo para pensar. Pode-se dizer: "Preciso verificar minha agenda" é uma boa tática para evitar decisões impulsivas.
Reconheça seus sentimentos:
É normal sentir culpa ou ansiedade ao dizer "não". Reconhecer isso pode ajudar a superar cada um deles.
Seja firme e reforce sua decisão:
Lembre que seus limites são importantes. Ser firme ao dizer o "não" é um ato de autocuidado e respeito com você mesmo (a).
Não de explicações excessivas:
Você não precisa justificar seu "não" com muitos detalhes. Uma resposta simples e objetiva é o suficiente.
Busque apoio e ajuda:
Converse sempre que possível com amigos ou familiares de sua confiança sobre suas dificuldades em dizer "não". E também aos profissionais que podem dar conselhos e te dar coragem.
Se auto aceite:
Nem todos vão gostar do seu "não". Por isso foque no que é melhor para você.
Em suma, pratique essas dicas e veja como sua capacidade de dizer "não" pode transformar sua vida para melhor. Você merece viver feliz e se aceitando de acordo com suas próprias regras e valores.
*Esse artigo foi enviado por Amaya - Atende com Vidência, Audiência, Tarot dos Guardiões, Tarot de Waite, Baralho Cigano Lenormand. Faça seu atendimento com ela clicando aqui.