Se perdoar nunca é fácil, ainda mais no meio de nossas crises existências, momentos de altos e baixos. Porém é crucial para o nosso emocional e espiritual. Ele nos liberta do peso da culpa e nos permite seguir em frente com leveza e coragem.
Segue algumas maneiras de se auto perdoar na prática:
1. Aceite que você é um ser humano
Somos humanos e errar faz parte. Pare de se culpar já é um bom avanço afinal sera crucial enxergar suas falhas como oportunidades para evolução e aprendizado. Pense nos erros como pequenos tropeços que você está trilhando com seus próprios pés e que errar é normal. NÃO EXISTE A PERFEIÇÃO
2. Seja gentil consigo mesmo (a)
Se um amigo comete um erro, você o acolhe com apoio e palavras. Então faça isso com você também, seja mais compreensiva e compassiva.
Diga a si mesmo (a): “Tudo bem!! Eu fiz o meu melhor com o que poderia naquele momento.”
3. Reflita e Aprenda
O auto perdão não é sobre esquecer totalmente o que aconteceu, mas sim entender e aprender.
Coloque em seu diário e em um papel as seguintes questões como reflexão: O que toda essa situação me ensinou? Como posso crescer e evoluir com isso?
Quando você transforma os erros em lições, você cultiva a sabedoria.
4. Praticando a Gratidão
Agradecer deixa tudo mais leve diante do sentimento de peso da culpa. Agradeça por cada experiência, ate mesmo em dias mais difíceis.
Todos os dias, pense nos erros e no que te ensinou pois foi o que tornou mais forte, corajoso (a) e resiliente.
5. Desapegue do Passado
Seguir em frente também não significa esquecer tudo que aconteceu, mas sim desapegar da dor que esta carregando.
O passado não define quem você é , apenasse tornou uma parte da sua história, mas você tem o poder de escrever novos capítulos , momentos e ações a partir de agora.
6. Comemore o Progresso
Cada pequeno passo dado já é uma vitória e deve ser lembrado. Quando você começar a se perdoar, reconheça isso e celebre cada momento afinal são esses pequenos passos que tornam grandes evoluções.
Pode ser algo pequeno ou grande por exemplo de perceber que parou de se criticar e se auto exigir, ou de sentir paz ao relembrar um erro passado.
7. Se Permita Ser Imperfeito
O Perdão é sobre aceitar suas imperfeições. Não se cobre tanto!
Lembre que você está em constante evolução, e terá sim erros no caminho da sua jornada. Se permitir errar é um ato de amor próprio.
Em suma, perdoar a si mesmo é um ato de coragem e autocompaixão. Todos os dias aceitar a liberdade e de ser quem você é, com todos os seus acertos e erros.
Não há um caminho perfeito, mas sim único e especial. Seja paciente não esqueça se permita crescer e evoluir com amor e gratidão.
Afinal, você merece paz e liberdade.
*Esse artigo foi enviado por Amaya - Atende com Vidência, Audiência, Tarot dos Guardiões, Tarot de Waite, Baralho Cigano Lenormand. Faça seu atendimento com ela clicando aqui.