"Os ciumentos são incômodos para os outros, mas um tormento para eles próprios." - William Penn
Todos nós já sentimos ciúmes em algum momento de nossa vida. Mas nem todo mundo sente ciúmes do passado do parceiro.
O ciúme retroativo (ou retrospectivo), é uma condição em que a pessoa experimenta pensamentos obsessivos relacionados à história romântica do parceiro.
Esse tipo de ciúme pode não apenas deixar uma pessoa paranóica, como também pode desencadear pensamentos negativos e comportamentos violentos contra o parceiro.
O ciúme retroativo pode fazer com que a pessoa busque informações sobre as experiências sexuais ou românticas anteriores do parceiro e fique obcecado com a ideia de que eles são inadequados ou desenvolva um medo intenso de perder o parceiro.
Esse tipo de ciúme pode desencadear comportamentos como rastrear o ex-namorado do parceiro nas redes sociais, fazer interrogatórios obsessivamente sobre relacionamentos anteriores e buscar garantias de que o relacionamento não está sendo ameaçado. A garantia de um parceiro dificilmente aliviará o sofrimento ou cessará pensamentos intrusivos.
O primeiro passo - e fundamental - para lidar com o ciúme é simplesmente reconhecê-lo e aceitar que sente, se comprometendo em não o manifestar ou se desculpar se o fizer sem perceber.
É possível se livrar do ciúme retroativo ao aceitar o passado do parceiro. Se você sente ciúme retroativo de seu parceiro e sofre por causa disso, é provável que esteja discutindo com a realidade, acreditando que o passado que você conhece do seu parceiro está incorreto.
Esse tipo de ciúme pode ser especialmente problemático para pessoas com apego inseguro ou com baixa autoestima. É importante lembrar que o passado do seu parceiro o levou até você e os uniu.
O ciúme é capaz de destruir relações que tinham tudo para dar certo. Quem sofre de ciúme retroativo precisa de tratamento quando sente que seu comportamento está fora de controle.
(Fonte: Thiago Sian)